COMO VIABILIZAR SEU NEGÓCIO E PRODUTO? MÉTODO CANVAS


O QUE É ?


Um dos modos mais eficientes de colar as ideias no papel é o método do canvas, um planejamento organizacional do negócio, que se torna um mapa que orienta todas as ações da empresa desde custos até canais de divulgação.

A metodologia canvas é uma ferramenta criada por Alexander Cowan, que permite visualizar um diagrama dividido em nove partes de forma intuitiva, todos os aspectos fundamentais do negócio. A vantagem em relação ao businees plan tradicional é que o canvas se torna mais enxuto e mostra, de uma só vez, tudo aquilo em que você precisa na hora de criar a empresa e produto.



COMO FUNCIONA:



1. SEGMENTOS DE CLIENTE – QUEM SÃO SEUS TARGETS? QUEM TEM O PROBLEMA QUE VOCÊ PRETENDE RESOLVER?

2. PROPOSTA DE VALOR – QUAL É O PROBLEMA QUE VOCÊ PROPÕE RESOLVER? COMO VOCÊ PRETENDE RESOLVÊ-LO?

3. CANAIS – COMO VOCÊ PRETENDE ENTREGAR SUA SOLUÇÃO AOS SEUS CLIENTES? QUAIS SERÃO OS MEIOS UTILIZADOS?

4. RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES – COMO VOCÊ VAI INTERAGIR COM O CONSUMIDOR DURANTE A SUA JORNADA?

5. FONTES DE RECEITA – COMO VOCÊ PRETENDE MONETIZAR O NEGÓCIO? QUANTO VOCÊ COBRARIA PARA ENTREGAR ESSA SOLUÇÃO?

6. ATIVIDADE-CHAVE - QUAIS SÃO AS ATIVIDADES CRUCIAIS QUE VOCÊ E SEU TIME PRECISAM PERFORMAR PARA ENTREGAR SUA PROPOSTA DE VALOR?

7. RECURSO-CHAVE – QUAIS SÃO OS RECURSOS CRUCIAIS PARA ENTREGAR SUA PROPOSTA DE VALOR?

8. PARCEIROS-CHAVE – QUEM SÃO OS PARCEIROS IMPORTANTES PARA ENTREGAR SUA PROPOSTA DE VALOR?

9. ESTRUTURA DE CUSTOS – QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS LINHAS DE CUSTOS NECESSÁRIAS PARA ENTREGAR SUA PROPOSTA DE VALOR?



PARA QUE SERVE ?

Reunidas em um único quadro, essas informações permitem que você tenha um panorama geral do empreendimento e com isso trace estratégias mais assertivas para alavancar os negócios. Por meio dessa visualização podemos ter insights valiosos para a construção do seu produto, todas as ideias não passam de hipóteses até que se tornem fatos verificados.


MVP


O QUE É ?

MVP significa minimum viable product ou produto mínimo viável em português, é a versão simplificada de um produto final e deve demandar o menor investimento possível. O objetivo desse método e validar se a solução é viável ou não, testando o encaixe do produto no mercado.

O MVP é utilizado na fase inicial do negócio, que permite o empreendedor fazer um conjunto de testes primários de ideias para validar o melhor caminho para introduzir de fato o produto final no mercado e viabilizar o negócio. O ponto mais importante é se o produto entrega valor ou não para os clientes, com base em feedbacks, o empreendedor incrementa e aprimora sempre até a solução final.




EXEMPLO DE MVP

“Imagine que você queira fazer um carro. Na sua cabeça, o modo correto de construí-lo é o primeiro, no entanto esse não é o jeito certo de chegar no produto final. Você chega nesse resultado com base no que acredita que seria bom o bastante e não com base no que as pessoas querem e estão dispostas a pagar, que é onde o processo de MVP leva em conta." Gomes, Tallis – Nada Easy


Em vez de pensar no produto final em si, pense em qual é o valor entregue por aquele produto, no caso do carro o objetivo é a mobilidade. O que é preciso fazer para lançar seu produto no mercado, por exemplo um skate, receber o feedback necessário e fazer os ajustes. Esse feedback é dado pelos early adopters, pessoas que comentam e testaram a sua ideia pela primeira vez.

O automóvel é o resultado da melhoria dos principais pontos de atenção apontados pelos seus usuários durante o MVP. Você deve entregar o core de valor ao seu cliente e deve ser rápido, caso contrário esse produto se tornara ultrapassado. Para isso existe um ditado que resume o MVP “feito é melhor que perfeito”.


PARA QUE SERVE ?

Hoje em dia há diversos tipos de produtos e ideias que se enquadram no método do MVP, atualmente existem formas rápidas de obter um feedback para seu negócio como por exemplo WhatsApp, Instagram e Facebook. Se tornando assim os meios mais simples, eficazes e baratos para serem aplicados os testes.

Entenda profundamente o problema de seus clientes e teste incansavelmente a sua solução para que o produto ou serviço desenvolvido comece atingir pessoas naturalmente, após encontrar as funcionalidades atribuídas ao produto além do preço a ser comercializado.




PRODUCT MARKET FIT


O QUE É ?

O Product Market Fit em tradução para o português, pode ser entendido como “adequação do produto no mercado”. Utilizado para avaliar o desempenho de um produto dentro de um determinado mercado. A fidelidade do consumidor, a qualificação dos competidores e a capacidade de oferta de valor são algumas das variáveis inseridas nessa equação. Criado por Marc Andreessen, fundador da Netscape, esse conceito avalia o nível de satisfação alcançado por um produto em um determinado mercado.

Podemos entender o Product Market Fit como uma ferramenta que possibilita um mapeamento da sua posição no mercado. No fim das contas, é possível traçar um paralelo entre o grau de necessidade dos consumidores e a adequação do produto oferecido pela sua empresa.

Não basta desenvolver um item qualificado, é preciso garantir que ele seja inserido no mercado correto. Por isso, sintomas como baixa frequência de uso pelos consumidores, a dificuldade de realizar vendas ou a perda de público para a concorrência podem ser sinais de uma inexistência do PMF.


COMO FUNCIONA ?

A empresa deve estar alinhada ao pensamento de que o produto e serviço nunca para de ser desenvolvido. Significa estar em um bom mercado com um produto que consegue satisfazer aquele mercado, por isso é tão importante coletar dados e ouvir seu consumidor: só assim descobrirá se a solução está alinhada. Pois “clientes podem demitir todos os funcionários de uma empresa, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”; portanto trate seu cliente como stakeholders, os acionistas de uma empresa.

Se você já conta com uma persona bem definida e entende suas necessidades e preferências, preste atenção nas dicas a seguir para definir seu Product Market Fit:

· Identifique necessidades que ainda não foram atendidas

· Garanta uma proposta de valor

· Crie um protótipo focando nas características básicas do produto

· Abra espaço para o feedback de consumidores em potencial

Uso da regra dos 40%




‘’EMPREENDER É SE JOGAR DE UM PRECÍPICIO E CONTRUIR UM AVIÃO DURANTE A QUEDA POR MEIO DE CONHECIMENTO”. Espero ter ajudado com esse conteúdo, agora e por a mão na massa e viabilizar o negócio.


João Antônio da Silva Camargo, equipe de comercial.





👍🏽 Curte se você gostou

💬 Comente para sabermos sua opinião

📣 Compartilhe com os amigos

Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções. Podemos ajudar sua empresa ir ao máximo!

WhatsApp: 43 9170-2782

E-mail:maximizaej@gmail.com


67 visualizações0 comentário

Para uma melhor experiência, clique nestes ícones que logo será direcionado para nossas contas em outras plataformas digitais.

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Whats App: 43 9170-2782