Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Telefone: 43 991702782
  • Empresa Maximiza

Ergonomia? Já ouviu falar?

Atualizado: Jan 10

De acordo com o conceito literal da palavra: Ergonomia significa otimização das condições de trabalho humano através de métodos da tecnologia e do desenho industrial.

A ergonomia é uma ciência que estuda as adaptações que um trabalhador tem em seu posto de trabalho dentro de um contexto, para que assim os aspectos que atrapalham ou até mesmo que podem dificultar o desenvolvimento das atividades possam ser identificados com o intuito de encontrar uma solução coerente tanto para a melhor qualidade de vida da pessoa em questão quanto da atividade envolvida.


Porque é importante este estudo?

Dentre seus objetivos, o seu principal foco é trazer técnicas que são adaptativas para facilitar as atividades diárias dentro da organização, obtendo maior qualidade de vida, tentando prevenir patologias que podem vir a surgir pelo esforço repetitivo do trabalhador, aprimorando o trabalho e melhorando o rendimento de quem o realiza. Assim, desenvolvendo ações que trará como retorno benefícios para a empresa e seus colaboradores.


Como aplicar esse estudo?

Dentre vários contextos, a ergonomia deve ser aplicada nos postos de trabalho mediante a atividade que venha ser desenvolvida, e com isso, através de informações pelo colaborador, como por exemplo:

  • Tempo diário de atividade no posto de trabalho;

  • Altura;

  • Peso;

  • Posicionamento adotado para realização do trabalho;

  • Queixas relacionadas ao desconforto no posicionamento adotado.

O profissional que ficará responsável por analisar este posto de trabalho deverá se preocupar, além das informações já ditas, com informações como:

  • Dimensões do posto de trabalho;

  • Sugestão para a melhora do posto e na rotina dos colaboradores;

  • Trazer um embasamento científico para que assim a empresa entenda os motivos pela qual as mudanças sejam implementadas.


Com isso, as atividades serão executadas com maior grau de qualidade e assim, consequentemente, os benefícios serão favoráveis para ambas os lados, trazendo mais saúde para os colaboradores, um menor índice de faltas para a organização, diminuição no risco de lesões e de acidentes de trabalho e um aumento no aproveitamento como um todo por parte da empresa.


gif



4 visualizações