Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Telefone: 43 991702782
  • Empresa Maximiza

Ferramenta 5s

5S foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande e as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado, produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos.



O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial.

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.



Senso de utilização:

Separar o que é útil do que não é. Significa utilizar materiais, ferramentas com equilíbrio e bom senso e realiza-se o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação são:

· Ganho de espaço

· Facilidade de limpeza e manutenção

· Melhor controle dos estoques

· Redução de custos


Senso de Organização:

Um lugar para cada coisa. Cada coisa no seu lugar. O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Podemos identificar como resultados do senso de organização:

· Economia de tempo;

· Facilidade na localização das ferramentas;

· Redução de pontos inseguros.


Senso de Limpeza:

Limpar e evitar sujar. Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho, como a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:

· Ambiente saudável e agradável;

· Redução da possibilidade de acidentes;

· Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;

· Melhoria no relacionamento interpessoal.


Senso de Saúde:

Padronizar as práticas saudáveis afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados:

· Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;

· Equilíbrio físico e mental;

· Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);

· Melhoria nas condições de segurança.


Senso de autodisciplina:

Assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal demonstrando seu total envolvimento. Diante de um ambiente autodisciplinado temos como resultado:

· Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;

· Trabalho diário agradável;

· Melhoria nas relações humanas;

· Valorização do ser humano;

Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.


Com isso, seguindo todos os passos firmemente e de maneira correta, não haverá erro, os resultados aparecerão.


gif

2 visualizações