Otimizar a produção e reduzir perdas. Sua empresa pensa nisso?

Você já ouviu falar no assunto otimização da produtividade? Este é um assunto que vive em alta, principalmente nas indústrias em que o tempo é crucial. Neste artigo vamos apresentar algumas ferramentas que podem e devem ser usadas na sua linha de produção e como diminuir os desperdícios da sua empresa!


Se sua empresa for do ramo moveleiro e/ou madeireiro, este é um conteúdo que vai agregar muito para você, pois neste artigo vão ser citados algumas ferramentas e até mesmo softwares que podem auxiliar e muito a vida dentro da sua indústria.


PCP: Planejamento e Controle de Produção

O PCP é uma ferramenta que serve para o planejamento, controle e programação dos processos produtivos, envolvendo tanto o layout da produção quanto às etapas do processo em si, acompanhando os objetivos e metas da empresa durante o ano, como por exemplo o volume de produção mensal de móveis. O empresário deve gerenciar sua empresa de forma objetiva, dinâmica e eficiente para obter melhores resultados.

Para melhor compreensão, podemos dizer que o PCP visa responder diferentes questionamentos sobre o que será realizado, como, por quais pessoas e com quais recursos, além de onde e quando. Ele vai auxiliar diretamente a linha de produção. E para isso, seguimos as etapas que ele propõe:

  • Previsão da demanda;

  • Planejamento e capacidade de produção;

  • Planejamento agregado de produção (PAP);

  • Programação Mestra da Produção (PMP);

  • Programação Detalhada da Produção (PDP).

Com um planejamento eficiente, temos como benefícios: a rápida tomada de decisão, que ajuda a tomar medidas mais claras e certeiras, considerando a ferramenta que estará a disposição sempre que necessário com todas as informações, melhor sintonia entre os setores, além de melhores resultados e redução de custos.

O primeiro passo para quem vai entrar no mercado de produção de madeira, é fazer um planejamento de produção, considerando as leis e as licenças ambientais. E para saber um pouco mais sobre isso, acesse este link.

Ferramenta 5S

A ferramenta 5S foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho mais adequado para uma maior produtividade. O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.

Os benefícios desta ferramenta para a indústria moveleira além de, possuir um retorno imediato e ganhos imensuráveis, são: ambientes mais limpos, confortáveis e seguros e entregas mais rápidas das mercadorias, ou seja, melhoria no lead time.

Para entender melhor essa ferramenta que pode ajudar muito na otimização do processo da sua empresa clique Aqui.

MPT: Manutenção Produtiva Total

É uma ferramenta moderna de gestão empresarial que consiste na diminuição de perdas, com o objetivo de realizar a manutenção apropriada dos equipamentos presentes no processo para poupar desperdícios de madeira e agregar mais qualidade aos produtos. Para que essa ferramenta seja realizada com êxito é preciso de um ambiente de trabalho agradável e da colaboração de todos os funcionários.

Com isso, para que todo este processo seja eficiente é necessário que seja estudado alguns tópicos que contribuem para o conceito final da Manutenção Produtiva.

  • Manutenção da qualidade;

  • Manutenção planejada;

  • Manutenção autônoma;

  • Melhoria específica;

  • Controle de equipamentos;

  • Segurança, saúde, meio ambiente;

  • TPM no setor de administração;

  • Treinamento e educação.

Quando se trata de uma serraria, todas as ferramentas e equipamentos devem estar com a manutenção em dia. Para que não se tenha grandes perdas de madeira e não ocorra nenhum acidente, dado o alto grau de risco associado a esses negócios.

Para agregar ainda mais na qualidade dos seus produtos, confira esse link sobre tratamento de madeira, seus tipos e como podem impactar diretamente no seu negócio.


Softwares

TMS (Transportation Management System)

Sistema de Gestão de Transporte e Logística é um gerenciamento de melhoria da qualidade e da produtividade da produção, que pode ser muito bem utilizado em indústrias moveleiras. O TMS é uma resposta para a gerência do processo de deslocamento que permite ao usuário visualizar e controlar toda a operação de forma integrada, sabendo um pouco mais da produção, volume de móveis produzidos e transportados, por exemplo.

De uma forma mais fácil, dentro deste tipo de indústria, esta plataforma logística possibilita o usuário a administrar e aprimorar operações rotineiras de suas linhas. Esse software é basicamente uma modernização da gestão de transportes, muito útil para empresas deste ramo.

Dentre as informações sob o domínio deste software estão:

  • Custos de frete;

  • Roteiros de viagem;

  • Volume de entregas;

  • Rastreamento de cargas;

  • Documentos fiscais em geral;

  • Performance de motoristas e veículos;

  • Emissão de conhecimentos eletrônicos das mercadorias.


WMS (Warehouse Management System)

Ou em português, Sistema de Gerenciamento de Armazéns. Surgiu da busca por melhorias nos processos de um centro de distribuição ou armazém. É uma aposta para as indústrias de móveis, pois é utilizada para absorver e processar as informações de localização das mercadorias, como por exemplo: controlar a habilidade e a quantidade de produção da mão-de-obra, planejar cuidadosamente os níveis de estoque de madeiras, emitir relatórios que auxiliem no controle do armazém, e entre outras funções.


A WMS tem alguns pilares essenciais como, a diminuição de custos e melhoria na operação, que busca a otimização de todas as atividades, tanto operacionais quanto administrativas e a questão de perdas, como de informação, por exemplo.


Alguns benefícios deste software são: aumento na produtividade, economia de tempo nas operações, controlar o estoque de produtos e sabendo identificar assertivamente onde está localizado cada item, lote, caixa, além do aumento do grau de serviço ofertado aos clientes e melhor aproveitamento dos espaços de trabalho.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um software que auxilia a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades e os setores dentro da indústria. Através de um sistema operacional confiável, ele possui uma base de dados que dá suporte para que todos os departamentos trabalhem em conjunto, sincronizados, gerando como consequência uma diminuição de perdas, custos e retrabalhos.

Porém, agora é a hora para se dar a importância adequada à gestão da informação estruturada e integrada, não considerando o tamanho da sua empresa. A comodidade do uso, desta ferramenta na produção de móveis, tem como consequência: processos mais eficientes que favorecem análises mais rápidas e transparentes, contribuindo com ganhos efetivos de produtividade da ERP, como por exemplo:

  • Automatização de processos e controles manuais;

  • Controle sobre as operações da empresa;

  • Redução de custos e riscos;

  • Otimização do fluxo da informação;

  • Precisão e segurança nas informações, disponíveis em tempo real;

  • Redução de fraudes;

  • Eliminação de retrabalho.

Se você tem interesse em assuntos semelhantes, na área madeireira, clique Aqui para saber mais sobre reflorestamento e a sua importância.




👍🏽 Curta se você gostou

💬 Comente para sabermos sua opinião

📣 Compartilhe com os amigos

Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções. Podemos ajudar sua empresa ir ao máximo!

WhatsApp: 43 9170-2782

E-mail: maximizaej@gmail.com

62 visualizações

Para uma melhor experiência, clique nestes ícones que logo será direcionado para nossas contas em outras plataformas digitais.

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Whats App: 43 9170-2782