Qual a importância de ter uma equipe produtiva?

Muitos líderes passam pelo dilema de sentir que seu time não está produzindo como deveria, você se depara com projetos atrasados, entregas que não são feitas ou até mesmo com atividades concluídas parcialmente pela “falta de tempo”?

Atualmente muitas pessoas dizem que falta de tempo é apenas uma “desculpa” e que o verdadeiro sentido dessas dificuldades são a falta de uma equipe produtiva.



Podemos descrever produtividade como:

O resultado atingido a partir de uma meta e/ou um planejamento claro. Para isso é necessário ter metas pré estabelecidas em sua rotina, uma boa dica, é escrever ou até mesmo anotar em algum local: EU QUERO SER PRODUTIVO PARA…


Para conhecer bem seu time, é importante saber que existem diferentes estilos de produtividade, conhecer bem o seu estilo e das pessoas que trabalham com você pode fazer toda a diferença no momento de se planejar e dividir tarefas. São eles:

Priorizadores: Pessoas que buscam sempre o pensamento lógico e analítico, são focados na entrega e não gastam muito tempo e energia no resultado final que é entregue. Algumas vezes essas pessoas podem ser um pouco controladoras, não gostando de “perder tempo” ou “jogar conversa fora”.


Planejadores: Buscam linhas de pensamento mais detalhadas e organizadas. São espontâneos e valorizam boas ferramentas de gestão de projetos. Um bom destaque para esse perfil é o grande uso de calendário e planos de ação.


Organizadores: Os organizadores favorecem o pensamento emocional, encorajando trabalhos em grupo com o intuito de maximizar o resultado.

Além disso, tendem a manter listas visuais, geralmente utilizando cores diferentes.


Visualizadores: São conhecidos por buscar linhas de pensamento claras e intuitivas. São capazes de executar várias tarefas ao mesmo tempo, e se dão bem quando trabalham sobre pressão. Os visualizadores também pensam em projetos de maneira estratégica e trabalham rapidamente para executar tarefas.


A criação de metas também pode contribuir para a criação de hábitos, os quais podem ser introduzidos na rotina. Mas cuidado! Ao se criar um hábito é importante se atentar para não criar hábitos ruins que ao invés de lhe aproximar de sua meta podem te afastar dela.


Existem algumas técnicas e aplicativos que podem te ajudar em sua rotina, como o Flipd e o Moment que medem o tempo gasto no celular e em redes sociais, os quais podem se tornar um hábito ruim se acumulado por muito tempo e contribuir para te afastar de seu objetivo.

A técnica Pomodoro, também é uma ótima forma de desenvolver tarefas buscando ser mais produtivo. Nesta técnica você deverá focar EXCLUSIVAMENTE em uma tarefa por 25 minutos e terá direito a um descanso que pode variar entre 5 e 10 minutos (não mais que isso) e então voltar novamente a executar a tarefa, até finalizá-la repetindo o ciclo.


Podemos concluir que conhecer bem seu time, pode impactar significativamente nos resultados da sua empresa e de seus projetos, poupar esforços, tempo e principalmente: capital financeiro.


Agora que você conhece um pouco mais sobre produtividade e seus estilos, pense em qual é o seu estilo de produtividade e o da sua equipe. Estabeleça metas e objetivos para desempenhar o melhor trabalho possível.



👍🏽 Curta se você gostou

💬 Comente para sabermos sua opinião

📣 Compartilhe com os amigos

Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções. Podemos ajudar sua empresa ir ao máximo!WhatsApp: 43 9170-2782E-mail: maximizaej@gmail.com

0 visualização

Para uma melhor experiência, clique nestes ícones que logo será direcionado para nossas contas em outras plataformas digitais.

Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Whats App: 43 9170-2782