Você compreende o seu cliente?

Atualizado: há 6 dias

Palavras-chave: cliente, comunicação, dores.


Você entende o que ele realmente quer? Ou o que ele precisa? Consegue ouvir suas dores e satisfazê-las? E atender a demanda deles? Se quiser compreender um pouquinho mais os clientes que você possui leia até o final.



Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil e o segredo está na comunicação e no fato de entender o lado do seu cliente. Uma vez que, uma boa comunicação pode ser algo decisivo na hora de fechar um acordo, pagar por um produto/serviço, tomar decisões no geral.

Dando uma pincelada na evolução da comunicação, podemos citar os seguintes pensamentos:

  • “one to many”, quando as empresas pensavam mais no produto;

  • “one to one” , quando o foco é o cliente, pensando no relacionamento existente;

  • “many to many”, o foco aqui é nos valores, na colaboração presente e em ter diversas opções.


Ligado quase que diretamente com a pesquisa de mercado, você compreender o seu cliente é mais do que necessário dentro da sua empresa, logo elaboramos para você alguns tópicos dos quais você deve focar para conseguir colocar tudo isso em prática.

  1. Ouvir o que ele tem a dizer. Seja reclamações, pedidos, comentários, todo e qualquer tipo de feedback é importante, assim é possível criar uma ponte de comunicação com seu cliente;

  2. Identificar as dores. A partir dos feedbacks, o interessante é você sentar, analisar e identificar todos os pontos de melhoria, seja aprimorar o atendimento, seja ser mais acessível na forma de pagamento, ou melhorar certo tipo de produto. Pense nas necessidades dos seus clientes e o que pode ser modificado.

  3. Agir. Depois de ter as dores do clientes bem definidas, fica mais fácil para bolar soluções, ações para conseguirmos resolver os seus problemas e ajudá-los, consequentemente nos ajudando também;

  4. Teste. Com as ideias definidas, é legal colocar em prática, e ver realmente se a solução que foi bolada atendeu a demanda existente, se não, decidir qual das ações é a mais viável para solucionar o problema;

  5. Se ainda não conseguiu encontrar a solução perfeita, volte para o terceiro passo e continue procurando novas soluções. E se você já tiver conseguido atender as dores do seu cliente, ele vai estar feliz e você também!


É importante ressaltar que estes passos não são obrigatórios, você deve adequá-los a sua empresa de forma que se torne o mais viável possível, pensando em orçamento, capacidade de produção entre outras variáveis que existem de empresa para empresa.


Após a leitura de todo este conteúdo, antes de se decidir sobre suas ações, confira os benefícios de saber compreender o seu cliente:


  • Clientes fiéis;

  • Maior confiança do cliente na sua empresa;

  • Referência no mercado;

  • Conquistar mais clientes;

  • Crescimento próprio;

  • Maior agilidade para resolver problemas;

  • Maior retorno financeiro.

Lembre-se, a experiência é tudo!

👍🏽 Se você gostou

💬 Comente para sabermos sua opinião

📣 Compartilhe com os amigos

Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções. Podemos ajudar sua empresa ir ao máximo!

WhatsApp: 43 9170-2782

E-mail:maximizaej@gmail.com


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Para uma melhor experiência, clique nestes ícones que logo será direcionado para nossas contas em outras plataformas digitais.

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

Rua Dr. João Maximiliano, 426, Bloco A

Sala 306, Jandaia do Sul

Whats App: 43 9170-2782